Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins

quinta-feira, 12 de maio de 2016

GAGUEZ / DISFLUÊNCIA (Santa Cruz/Trindade)

  Na Biblioteca da Escola Básica de Santa Cruz/Trindade realizou-se uma ação de sensibilização subordinada ao tema Gaguez / Disfluência para os alunos das turmas dos 2.º e 3.º anos, organizada pela Terapeuta da Fala em articulação com as professoras de Educação Especial. 

Ao longo da sessão e através da leitura da história Ernesto - O Menino com Gaguez em Família, os alunos tomaram consciência do que é a Disfluência, como sendo um problema de comunicação que resulta na interrupção do curso da fala. Esta dificuldade manifesta-se através da repetição de sons, sílabas, palavras, prolongamento de sons, bloqueio/ficar preso antes de começar a falar, fazer caretas, piscar de olhos, fazer movimentos com o corpo ao falar.


Alunos assistindo
Aprendemos que quando alguém está a gaguejar devemos:
- Ter paciência e não fazer cara de zangado;
- Não completar as frases, cada um é capaz de falar sozinho;
- Não interromper quando se fala, é mais difícil continuar;
- Não chamar nomes, nem brincar com a forma de falar, porque deixa as pessoas tristes;
- Não dizer para ter calma, falar devagar ou respirar, não adianta, pois, é preciso tempo;
- Não chamar gago…

Psicóloga a contar a história aos alunos
Também foi importante saber que todos gaguejamos quando estamos contentes e queremos muito contar uma coisa a alguém; quando temos de fazer um discurso em frente a muitas pessoas, falamos ao telefone com uma pessoa importante ou quando estamos nervosos ou assustados com alguma coisa. Os intervenientes estiveram atentos e interessados, compreenderam a mensagem, deixando-se sensibilizar por ela.







0 comentários:

Enviar um comentário

 

Notícias

Notificações

Arquivo